terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Presidente do Sudão acusa a CIA e a Mossad de estarem por detrás do Estado Islâmico e do Boko Haram


O presidente do Sudão denunciou, numa entrevista ao “Euronews”, que a CIA norte americana e a Mossad israelita estão por detrás dos grupos ISIS (Estado Islâmico) e Boko Haram.

Falava depois do ISIS ter publicado um vídeo sobre a execução de 31 cristãos coptas na Líbia, um acto que levou o Egipto e o Sudão a responderam com ataques Aéreos contra a zona onde Al-Bashir disse ao jornalista: “Disse que a CIA e a Mossad estão por detrás destas organizações; nenhum muçulmano seria capaz de realizar tais actos.”

O Boko Haram raptou 300 raparigas de uma escola na Nigéria no ano passado e mais recentemente reivindicou a responsabilidade pelo massacre em Baga, no nordeste da Nigéria, avisando que os assassinatos que se veem nos vídeos são apenas “a ponta do iceberg”.

O ISIS matou milhares de pessoas do Iraque e Síria no seu ataque sangrento e que dava o seu apoio ao esperado combate violento contra eles em resposta

Esta declaração foi feita depois do dirigente do Hezbollad do Líbano afirmar que a CIA e a Mossad estavam por detrás do grupo extremista, de acordo com a Associated Press.

Já em Janeiro, o presidente da Câmara da maior cidade turca de Antara que a Mossad estava envolvida no massacre contra o Charlie Hebdo, cometido por militantes islamitas. Explicando a teoria da conspiração sugeriu que Israel esteve por detrás porque queria criar inimizade contra o Islão, segundo o Finantial Times reportou (ver também o caso do jovem do ISIS que em gravação em lágrimas se desculpou).

A discussão alargou-se e o Presidente foi confrontado com  o relatório do Human Rights Watch denunciando que mais de 200 mulheres e raparigas foram violadas por tropas sudanesas num assalto a Dabit, no norte da cidade de Darfur, que a organização diz ter ocorrido em 30 de Outubro.

Segundo o Euronews, o presidente  desmentiu   o relatório dizendo que essa questão tinha sido transmitida pela Rádio Dabanga, hostil ao regime e fundada por um israelita.

A entrevista completa com al-Bashir vai poara o Ar, amanhã, 4ª f.

Sem comentários: