sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A França vai seguir o caminho da Itália?


(excerto de um jornal francês)

Economias europeias em recessão

Tal como na Itália, a competitividade da França tem sido prejudicada pela criação do euro. Os dois países pesam na economia europeia, mantendo o segundo e o terceiro lugar do pódio. Basta dizer que se os mercados estão preocupados com o facto da Itália ser um país muito grande para cair, uma queda da França seria fatal para o euro.
A produção industrial, medida pelo índice das ordens de compra (PMI) fez uma careta em ambos os lados dos Alpes. O índice PMI é o mais baixo desde Abril de 2009. Em causa: a forte queda nas quebras de compras. Deterioração da actividade que levou a planos de despedimentos. "A carga de trabalho diminui, os fabricantes franceses continuam a reduzir os efectivos em Setembro. O emprego cai pelo sétimo mês consecutivo, a taxa de quebras no emprego também é maior do que em Agosto", disse o Le Figaro.
Além disso, o governo anunciou na semana passada que o número de desempregados ultrapassou os 3 milhões.
Na Itália, o PMI caiu pelo décimo quarto mês consecutivo. Segundo a Reuters, "a produção industrial italiana é agora 25% menor do que era há cinco anos atrás, antes da crise financeira e da crise da dívida na zona do euro."
Em ambos os países, o sector automóvel,  motor da produção industrial transalpina está ferido.
O Governo italiano, portanto, reviu em baixa as suas previsões de crescimento. A recessão deve chegar a 2,4% este ano (contra 1,2% previsto em Abril), e -0,2% em 2013 (contra 0,5% na primeira estimativa ).
Quanto à França,  é provável que um melhor expectativa quanto ao crescimento seja zero este ano e no próximo ano.



Os países afogam-se em dívidas

A dívida da França atingiu 89% do PIB, o da Itália de 123%. A "Bota" é ainda o terceiro maior emissor de dívida do mundo, depois dos Estados Unidos e do Japão. Ao lado de nossos vizinhos transalpinos fazemos figura de jogadores menores no mercado de dívida.
No final, na França e na Itália, o coração do problema é o mesmo: para estimular suficientemente o crescimento para para manter a dívida sob controle.
Porque sem crescimento, a dívida em ambos os lados dos Alpes deve continuar a crescer.
CC

Sem comentários: